A DISSERTAÇÃO MAIS USADA DA SALA DE LEITURA
A pesquisa Lugar Publicação - artistas e revistas que originou este projeto foi o resultado da pesquisa acadêmica de mestrado que a artista Vanessa Schultz cursou no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes, na Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, de 2006 a 2008.
Lugar Publicação propõe o estudo do espaço na mídia impressa – em especial, nas revistas de arte e livros de artistas – como lugar de produção da arte ocupado por artistas visuais e como forma de espaço expositivo alternativo para obras de arte. Seu objeto de estudo são as peças gráficas de baixo custo e alta reprodutibilidade, feitas por artistas visuais a partir das décadas de 1960-70. A dissertação aborda como o uso experimental de diferentes linguagens e a tecnologia de geração de múltiplos impressos colaboraram para que tais peças sejam consideradas como espaços expositivos onde paredes não se fazem necessárias.
O projeto A Dissertação Mais Usada da Sala de Leitura tem esse título porque em certo dia a autora recebeu um pedido para substituir a cópia da sua dissertação que integra o acervo da "sala de leitura / sala de escuta" da UDESC – espaço coordenado pelas professoras Regina Melim e Raquel Stolf ─, pois a cópia lá existente encontrava-se bastante danificada devido ao intenso uso. “Quem trabalha com publicações impressas se alegra ao saber que um exemplar está rasgado, dobrado, amassado, pois isso significa que tem sido utilizado, que tem vida”, conta a artista.
Vanessa Schultz é artista gráfica, curadora e diretora de arte especializada em publicações de artista. Vive em Florianópolis/SC, onde trabalhou e trabalha em parceria com diversos artistas e editores, dentre eles: Paulo Bruscky, Jorge Menna Barreto, Carlos Asp, Laercio Redondo, Debora Santiago, Lela Martorano, Letícia Cardoso, Rodrigo de Haro, Fernando Lindote, Rubens Oestroem, Tereza Martorano, Tercília dos Santos, Eli Heil, Regina Melim, Kamilla Nunes, Fernando Boppré, além de participar de projetos sobre as obras de artistas como Schwanke, Meyer Filho e Franklin Cascaes.
Alguns livros e catálogos que desenvolve não são simplesmente o registro das obras de um artista ou de uma exposição. Em suas próprias palavras, são “traduções gráficas das obras”. Em 2006, sua prática profissional transformou-se na dissertação Lugar Publicação - artistas e revistas, defendida em 2008 no mestrado em artes visuais realizado no PPGAV - Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, sob a orientação da Profª Dra. Regina Melim.
A publicação teve sua versão impressa de 500 exemplares e lançamentos com oficinas em Santa Catarina. A dissertação de mestrado, a publicação em formato digital e conteúdos extras relacionados à pesquisa estão disponíveis para download nas imagens aqui, no início desta página.
Este projeto foi contemplado pelo Prêmio Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2020, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina.
Ouça a publicação
Cartaz de Kamilla Nunes que acompanha a publicação do projeto