IMG_1432.JPG

REMINISCÊNCIAS MIRA SCHENDEL

de Gabi Bresola, Renê Birochi, Sebastião G. Branco e Sofia Brightwell

2019

Uma edição de livro a partir de vários livros, especificamente da biblioteca de Mira Schendel. Em formato de 16x23cm, blocada, a publicação é envolvida por uma sobrecapa que ao mesmo tempo também é capa em Markatto Naturalle. Na sobrecapa, dois textos sobre a coleção de livros: um sobre o projeto que antecede a publicação e outro é um texto poético de Renê sobre a relação pessoal, histórica e afetiva que possui com os materiais originais do livro.

 

Frases, bilhetes, dedicatórias, cartas, anotações, sublinhados, rabiscos, fragmentos de papel, selos, insígnias coloridas, registros da livraria Canuto, capas de seda, carimbos, livros de amigos recebidos como presentes, catálogos, desenhos chineses, esboços de trabalhos, cartões postais, vazios ou escritos, folhas amareladas, folhas sem abrir, desbotadas pelo tempo, fungos e manchas, fósforos usados, alguns fios de cabelos entre páginas. Reminiscências de Mira que aparecem na coleção/biblioteca de livros herdada em 1988, logo após a morte de Mira Schendel, por Renê.

 

Os livros apresentam um conjunto temático relativamente homogêneo e coerente com a trajetória de Mira em torno do campo da filosofia, da psicologia e da arte. Mais que um conjunto de livros ou de postais de uma artista que transformava palavras em objetos-imagens, densos de significados e deslocados de seus contextos originais, reencontramos na sua biblioteca vestígios e traços desses deslocamentos tão marcantes. As marcas deixadas por Mira, suas reminiscências, resgatam suas ideias originais em anotações feitas nas margens, nas linhas e nos espaços vazios das páginas em diálogo com o conteúdo de cada livro.

 

Esta publicação, como um resultado da leitura, análise e digitalização desta biblioteca se coloca como um livro formado por páginas diferentes de uma seleção destes livros. Cada página da publicação reproduz um fac-similar de página, formando uma terceira margem de livro, um livro-biblioteca, que torna público alguns vestígios de leituras passadas de Mira.

 

A distribuição do livro é gratuita, e em seu interior foram inseridos fac-similares de postais que eram da artista e que também fazem parte da coleção de Renê.

O livro ainda não teve seu lançamento oficial, mas será em breve.

Saiba mais em miraschendel.com