#semhappydays

de Gabi Bresola

2018

 

Livro de Instagram, no tamanho do celular 13x6cm, onde foi composto digitalmente, é encadernado com espiral preto. Suas páginas são de sulfite comum 75g/m², inteiro impresso à laser, em preto, só frente, em 102 folhas, duas de capa na frente e no verso. O miolo de 100 folhas impressas reproduz prints de postagens do projeto #semhappydays do perfil de Instagram (@gabibresola).

 

O trabalho inicial consistiu em uma performance na rede do Instagram, realizada durante 100 dias por Gabi Bresola. Todos os dias postava alguma imagem com legenda em forma de relato que retratava, sempre, alguma situação tragicômica ou fatos tristes que ocorriam com ela. Os 100 dias eram contabilizados com o título “dia 1”, “dia 2”, até chegar ao 100, com a hashtag #semhappydays no final de cada uma das postagens.

 

#semhappydays é uma sátira a #100happydays, uma hashtag que faz parte de um projeto de digital influencers portugueses para estimular as pessoas a postarem, durante cem dias das suas vidas, seus momentos felizes para que fossem vistos, curtidos e elogiados por seus seguidores. As imagens “tagueadas” de #100happydays variam entre fotografias de pessoas bem cuidadas na praia, comendo algo muito gostoso, passeando com pets, beijando seus namorados, adquirindo objetos e eletrodomésticos, entre outras imagens similares. #100happydays teve alta adesão de brasileiros e, inclusive, foi utilizada por recursos humanos em grandes empresas como forma de estímulo criativo para seus funcionários. #semhappydays consistiu em realizar a operação oposta, entre maio e novembro de 2018.

 

Com assuntos variados, de um modo irônico, as postagens partiam de ocorrências pessoais relacionando com contextos universais que puderam ser identificados por usuários seguidores.

 

O perfil continua onlaine com parte das postagens.